terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Minha companheira, solidão



Peguei meu violão e fui-me embora do sertão
Parei um caboclo na estrada e perguntei
Tem lugar pra mais um?
Essa solidão da moléstia
Não me deixa ficar quieto
Aqui eu num continuo
Vou sair pra me divertir
Conhecer o mundo
E seus encantos descobrir
Mas não durou muito o meu sonho
Roubaram o violão
Me expulsaram do caminhão
Fiquei perdido no meio do nada
Só eu e a solidão que me acompanhava
Sem sustento e sem saída
Deitei nos matos e comecei a pensar na vida
O que eu havia feito não tinha mais jeito
Sem ter mais pra onde ir
Rezei e esperei um milagre acontecer
Parou um carro com uma mulher dentro
Ela me chamou e me deu algo pra beber
Era gostoso e estava escuro
Eu não sabia como agradecer
Ela dirigiu até um lugarejo perto e mandou eu descer
Quando percebi onde estava grande foi a minha raiva
A mulher tinha sumido e eu tinha voltado de onde tinha saído
Cabisbaixo voltei pra casa e entendi o recado
O meu lugar é naquele lugarejo velho
E a mulher era a minha companheira solidão
Que foi me buscar
Pra eu parar de confusão
Me conformei com meu destino
Desde cedo eu já sabia
Quando ainda era menino
Que dali eu nunca sairia
Então deitei na cama esperando chegar outro dia
Mas minha companheira quis me levar pra um novo passeio
E o outro dia não chegou nunca mais

Nizia Rodrigues

domingo, 9 de janeiro de 2011

Preconceitos e seus derivados...



Pensei que a época da caça às bruxas já tinha acabado, mas parece que em pleno século XXI tem gente que se acha superior e no direito de "inferiorizar", desrespeitar, agredir e até matar outras pessoas apenas por elas serem diferentes. O mais engraçado é que falamos mal da Igreja católica na época da idade média porque era justamente isso que ela fazia, caçava pessoas com pensamentos diferentes, e também dizemos que o Hitler era um monstro (muito inteligente diga-se de passagem) por ter sido um dos responsáveis pela morte de milhões de pessoas e tudo isso em nome de uma "raça melhor" (-.-" dai-me paciência) . Isso para não mencionar outros tantos que caçaram, torturaram e mataram outras pessoas apenas pelas diferenças. E o que acontece atualmente? As mesmas pessoas que criticam esses atos posam de boas puritanas e defensoras da moral e atacam (entende-se por ataque os pensamentos, as palavras e os atos) homossexuais, negros, velhos, mulheres, e me surpreendi ao saber que os nordestinos também estão nessa lista.
Um professora contou uma vez um relato de um faculdade na qual ela estudava na cidade de São Paulo e que faziam ataques pichando paredes pedindo a expulsão dos nordestinos (Vê se tem cabimento um negócio desse?). Alow, amigos! (-.-" Ainda bem que eu sou paciente) Gente, nordestino, negros, homossexuais, mulheres, velhos, pessoas com deficiência são gente assim como vocês. Todos esses são pessoas que merecem a sua atenção, o seu respeito, a sua educação e por que não o seu amor também?
Não sei se existe coisa mais idiota, principalmente nos tempos em que vivemos, como o preconceito e que se torna ainda mais sem sentido quando aplicamos isso ao Brasil que é um país com uma mistura tão grande que são poucos os casos em que podemos afirmar que alguém é 100% branco, negro ou indígena.
Todos nós temos a opções, a opção de ser umbandista ou evangélico, de ser homossexual ou heterossexual, de ser trabalhador ou preguiçoso, de gostar de um time ou de outro, então vamos conhecer primeiro as pessoas e aprender a aceitá-las com as suas escolhas.
Não esqueça também que todos envelheceremos e que temos a mesma capacidade de fazer as mesmas coisas, não importa se você é jovem, velho, homem ou mulher, se é branco, negro ou indígena, se gosta de pessoas do mesmo sexo ou de outro sexo, se mora no Sul ou no Norte de um país.
E desculpe o desabafo, mas gostaria de mandar um recado pra esse pessoal que tem preconceito com nordestino:
1º que vocês são muito ignorantes porque os nordestinos são os braços e pernas do Sudeste brasileiro;
2º que vocês não sabem o que estão perdendo, porque o nordeste é lindo e as pessoas que moram aqui embelezam ainda mais o lugar;
3º que sei que isso é só uma pontada de inveja porque não há praias tão belas como no Nordeste e não há povo tão inteligente e aplicado nos estudos (sou tiete do Nordeste).