terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Utopia humanesca



Sabe o que eu vejo?
Vejo pessoas que antes suplicavam para viver suas próprias vidas e agora morrem de medo de se machucar. Vejo gente que fala uma coisa para depois provar o contrário. Gente que diz pensar, mas age sem raciocinar. Vejo gente discriminando pela cor, pelo peso, pela cara que se têm, e por muito menos se mata alguém no sinal.
Gente como a gente, com os mesmos direitos, com os mesmos preceitos, gente diferente. E no meio de tanta diversidade se perdeu o referencial, ele anda escondido, fingindo ser alguém na multidão. Enquanto isso todos nós fazemos parte da incrível peça que é a vida, mascarando nosso verdadeiro eu. Preparamo-nos para entrar em cena quando acordamos, damos um bom dia para quem está por perto e saímos correndo para pôr as roupas, é preciso ser um novo personagem porque no trânsito da cidade você tem que parecer normal.
Gente que não assume as conseqüências pelo que faz e gente que assume conseqüência sem ter feito nada. Olha a laranja, tem laranja fresquinha na feira, talvez fresquinha demais. Onde está o povo desse país? As pessoas decididas que fazem a história acontecer? Será que já representaram tanto que se esqueceram que era apenas um personagem, que nada disso é real? Decerto ainda estão seguindo o referencial, fingindo ser alguém que não se é, tentando se misturar no meio da multidão.
Eu quero ver o amor de verdade, as pessoas honestas pegarem os seus postos no poder do país e tudo isso virar um lugar respeitável onde se possa morar e criar os seus filhos. Quero poder sentar na calçada sem ter medo de ser assaltada e ver meus netos lendo livros fantásticos escritos por amigos. Pode parecer uma utopia para alguém que esteja lendo isso, mas só é uma utopia até quando você decidir que é, e não fazer nada. Eu vejo como uma realidade, por isso faço a minha parte. Quem um dia pensaria que o homem conseguiria voar? E depois, ir ainda mais longe, ir até a lua? A realidade é feita de sonhos.

Nizia Rodrigues

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ISSO É MUITA SABEDORIA!






"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer."

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Só eu, você e o nosso amor.


Eu queria compartilhar com você mais do que músicas, mais do que conversas, mais do que beijos. Queria compartilhar uma vida toda de amor, carinho, cumplicidade. Mas se você prefere jogar tudo fora por causa de desconfiança, de comparações e por causa do medo de se machucar então você não é digno do meu amor. Porque o meu amor conhece o medo, mas pode superá-lo; conhece a desconfiança, mas pode ganhar a confiança com o tempo; conhece as comparações, mas pode ser superior, diferente, original. E aprender com tudo isso, com todas as coisas que juntos venhamos a passar, com todas as palavras que juntos venhamos a trocar. Se você pode amar assim confiando na pessoa que está ao seu lado, na pessoa para a qual você está entregando o seu coração, você tem grandes chances de se machucar, mas também tem grandes chances de viver um grande amor que a maioria das pessoas não consegue experimentar por ter medo, por não conseguir confiar. Eu sei que você já sofreu demais, que não quer ser enganado novamente, mas deixa-me cuidar de você e eu deixo que você cuide de mim. Fecha os olhos e faz de conta que sou seu primeiro amor, esquece tudo o que passou e vamos esquecer-nos do mundo e do passado. Agora só existimos eu, você e o nosso amor.

Nízia Rodrigues

Nem tudo é fácil!




É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!!!

Cecília Meireles