terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vampiros: Anne Rice ou Stephenie Meyer?

Inicialmente, espero deixar claro que eu falarei aqui com a propriedade de uma leitora/telespectadora dos livros/filmes das duas autoras, além de ser graduanda em Letras, o que me dá "autoridade" suficiente para falar sobre os livros que eu quiser.
Agora que já esclareci que não sou uma simples doidinha que resolve falar mal de alguém ou exaltar o outro "sem ver nem pra que", creio que é preciso lembrar duas coisas: as obras foram escritas em épocas diferentes e para públicos diferentes.
Claro que as duas queriam ser escritoras, mas creio que Stephenie Meyer é muito mais vendedora de best-sellers para adolescentes do que uma escritora propriamente dita. Já Anne Rice, inovou em sua época ao trazer um tema que era pouquíssimo explorado e que "cá entre nós" ela soube explorar e recriar muito bem.
Levando em consideração que as duas obras são de ficção, acredito que ambas conseguiram atingir seus objetivos, cada uma com o seu estilo e com a sua forma de RECRIAR a realidade. É preciso deixar claro que como são obras de ficção as autoras têm completa liberdade de fazer o que quiserem com os personagens, ou seja, vampiros podem brilhar no sol e parecerem fadas ou podem não querer ser cruéis. Claro que isso, ao chegar no leitor/telespectador, vai causar uma sensação, uma crítica. Essa sensação (horizonte de expectativas) pode ser positiva ou não, da mesma forma que as nossas expectativas podem NÃO ser alcançadas, podem ser alcançadas ou superadas (claro que é sempre bom quando as expectativas são superadas).
Já os vampiros em si, são seres mitológicos, seres do folclore e do imaginário humano. Há muitas lendas sobre vampiros. Se alguns autores desconstroem a figura mítica para alcançar os fins de sua obra não significa que é um autor ruim, significa que ele tem outros objetivos que não são usar a figura original. Quanto à qualidade da narrativa prefiro não julgar, embora tenha lá minhas preferências. E que observando os livros/filmes vocês vão poder tirar suas próprias conclusões também:

http://www.youtube.com/watch?v=0DUTXFtEf_w

http://www.youtube.com/watch?v=vM7thd27V0o

Nenhum comentário: