segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os 10 piores alimentos para a sua saúde!



Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos destes alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer estas questões, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.

10º lugar: sorvete

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: salgadinho de milho

De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: pizza

Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas de farinha branca, estas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6 lugar: salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, estes salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: bacon

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: cachorro-quente

Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: donuts (rosquinhas)

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Esta substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, estes alimentos estão repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: refrigerante

Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média dez colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 mg e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.

Além disso, esta bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: refrigerante diet

“Refrigerante diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, esta substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao refrigerante diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

* Publicado originalmente no site do EcoD.


FONTE:

domingo, 29 de maio de 2011

Tudo é permitido...




"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém."
Um jovem cristão não é proibido de ir pra festa, de beber ou de fazer sexo antes do casamento. Ele não é proibido sair de trair, de falar mal do outro ou de ficar com quantas pessoas quiser durante a noite. Ele não é proibido de nada disso. Mas ele escolhe não fazer nenhuma dessas coisas porque são atitudes que desagradam a Deus. E é pelo amor que dedicamos a Deus que esolhemos não fazer o que desagrada a Ele, mesmo que seja coisas aparentemente pequenas como uma mentirinha. E é de Deus que vem a força para conseguirmos fazer as escolhas corretas. Porém só conseguimos fazer a escolha correta quando estamos alimentando o nosso lado espiritual. "Devemos sempre examinar e reter apenas o que é bom." Será que edifica fazer algumas das ações citadas no início do texto, como fazer sexo antes do casamento e beber?
Edifica ou não edifica o espírito? Eis a questão!
As escolha são nossas, cabe a nós pedir a direção divina para saber qual caminho tomar.

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém."

sábado, 28 de maio de 2011

Fantasy




"Só a fantasia permanece sempre jovem; o que nunca aconteceu nunca envelhece "
Friedrich Von Schiller

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Manifestação



Foi visto hoje no curso de Letras da Universidade Federal do Ceará algo inédito. Os estudantes se reunirão e decidiram que vão lutar pelos seus direitos e um deles, que foi a pauta do debate hoje, é a segurança. Gostaria de parabenizar a todos os estudantes que participaram, que tiveram iniciativa e coragem de mostrar as suas caras. É isso aí povo da letras, vamos em frente que atrás vem gente! E amanhã, às 17h30min ocorrerá novamente uma manifestação no bosque, alunos que não puderam aparecer hoje estão intimados para comparecerem amanhã. Lutemos pelos nossos direitos gente, caso contrário morreremos sem nunca ter tentado!